Uma orquestra caipira
Violas & Violinos é uma orquestra “caipira” formada por
6 violinos, 12 violas, sanfona, flauta, violão, contrabaixo acústico e percussão.
Sua proposta artística é mesclar a música erudita com a música de raiz do campo brasileiro, notadamente o caipira sertanejo mineiro, paulista, goiano e a música do pantanal mato-grossense.
Clássicos como Pagode em Brasília, Rancho Fundo, Cheiro de Relva,
O Menino da Porteira e obras de contemporâneos como Renato Teixeira e Almir Sater são arranjadas em conjunto com a Sinfonia nº 40 de Mozart, Primavera de Vivaldi, a 5ª Sinfonia de Beethoven e os balés de Tchaikowsky.
Como exemplo, repertório traz Vivaldi numa levada de autêntica toada sertaneja, com as violas caipiras acompanhando os violinos, e o Menino da Porteira executado em comovente arranjo barroco.
Um repertório popular conhecido, que toca fundo o sentimento de brasilidade e nostalgia brejeira do ambiente rural brasileiro, é mesclado com a mais bela tradição dos grandes mestres da música universal.
Quem toca
Os músicos da formação erudita tocam na Orquestra Jazz Sinfônica de São João de Boa Vista e da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas.
Os violeiros são instrumentistas competentes, experientes no repertório tradicional da viola brasileira.
A concepção do projeto, sua direção artística e os arranjos são do Maestro Agenor Ribeiro Netto, maestro do festival Viola de Todos os Cantos da Globo - EPTV, e regente das orquestras Sinfônica de Poços de Caldas e Jazz Sinfônica de S. João da Boa Vista e do espetáculo cênico-sinfônico Sinfonia das Águas.
O maestro Agenor é conhecido pelo modo envolvente como conduz o público a interagir com a música em suas apresentações. O conceito de seu trabalho musical é fazer sempre eventos de massa, sem perder o rigor estético e formal de performance e repertório, considerando sempre a dimensão de trabalhar com formações intelectuais diferentes e públicos diversos.
Agenor Ribeiro Netto tem seus projetos patrocinados via lei Rouanet ou PROAC SP pelo Bradesco, Renovias, Fer Alvarez, Lorenzetti, Codemig, Cemig e Furnas.
Para quem é feita
A orquestra Viola & Violinos é uma orquestra caipira feita para o povo brasileiro.
É um espetáculo concebido para todas as plateias e pode ser apresentado em ambientes fechados ou abertos. Cabe perfeitamente em eventos corporativos, festas populares, feiras e congressos ou eventos institucionais de prefeituras.
Além de ser um espetáculo musical leve e agradável, seu conceito traz uma intenção ainda mais nobre. O atrativo da música tradicional sertaneja serve de base para difundir o repertório erudito, normalmente indisponível para os públicos que o espetáculo procura atingir. Com esse efeito, o projeto presta-se a formar plateias e colaborar para o refinamento do gosto musical.